sexta-feira, 19 de junho de 2009

CULTURA E JUVENTUDE


O blogueiro
Por Rafael Peçanha*


Que melhor ator social para tratarmos na estréia desse espaço do que o blogueiro? Esse personagem vem crescendo nos últimos anos em toda a rede mundial de computadores. Em nossa cidade, em menos de cinco anos, tivemos um “boom” dos blogs, o que gera reflexões culturais interessantes.

O blogueiro é a grande vedete do mundo virtual hoje em Cabo Frio, e não há dúvidas de que ele é personagem que já faz parte da cultura da cidade. Nos bares, cafés e rodas de conversa, os comentários, artigos e alfinetadas dos blogs já são pauta de bate-papos quentes.


Há motivos suficientes para isso. Em primeiro lugar, o blog preza pela informalidade e pela espontaneidade, valores caríssimos para uma contemporaneidade que rompe com as relações formais, regradas e pré-determinadas. Em segundo lugar, o blog é de fácil manuseio, portanto, auxilia na atualização rápida e instantânea de informações.

Os blogs nascem como diários pessoais virtuais, onde os usuários contavam o que fizeram naqueles dias. Hoje, as realidades dos blogs diferem, falando de temas variados. Porém, o imaginário social mantém a associação do blog à pessoalidade, à intimidade, à informalidade: o usuário que acessa o blog sente-se em casa, aliás, na casa do blogueiro. Isso facilita o rompimento, no nosso caso, do distanciamento entre poder público e população, talvez mais do que um site.

Em nossa cidade, vemos espalhados diversos blogs com diferentes temas, desde confissões diárias pessoais, passando por questões profissionais, mas principalmente, por questões políticas. Nos blogs, a população encontrou um meio inovador e dinâmico de opinar e participar da política da cidade: é o ator social abrindo novos caminhos, ao invés de se conformar com a estrutura montada que, em geral, lhe nega a participação política direta.

A opção da Secretaria de Cultura pelo blog tem tudo a ver com essa reflexão: é uma tentativa, ao menos, de incrementar a participação social; informalidade; interatividade; discussão crítica e sadia; informação rápida e intimista; abertura de novos caminhos de comunicação com a população e com a classe artística, sem distinções ou conchavos. Tudo isso através de uma forma de falar que já faz parte da cultura recente da cidade: o blog. Será que conseguiremos? Dependerá da boa vontade, trabalho e honestidade (raridades) dos homens de governo, bem como da participação e da parceria da população.


Além do Comunica Búzios, (http://www.comunicabuzios.wordpres.com.br/ ), criado pela Coordenadoria de Comunicação desse Município, muitos outros órgãos governamentais se utilizam do blog como mecanismo de divulgação e articulação. São os casos da Secretaria de Gestão Pública do Estado de São Paulo (http://www.secretariadegestao.blogspot.com/ ) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (http://www.plugcultura.wordpress.com/ ), por exemplo. E não são somente as Secretarias e Coordenadorias: a Prefeitura de Gramado-RS, por exemplo, possui um blog oficial (http://www.blogs.gramado.rs.gov.br/ ), com linguagem popular, visando aproximar o cidadão da estrutura do Município.

Frases como "viu aquele comentário?" ou ainda "tentei comentar no seu blog mas não consegui" e o clássico "já leu o blog de fulano hoje?", fora o "cara, tenho lido seu blog, está muito bom" já são constantes nas ruas da cidade e não há dúvida que engendram uma nova vertente cultural do nosso povo.


Esperamos que este espaço seja um fomentador de novos membros dessa classe social que se multiplica na cidade: os blogueiros. E que seja uma via de acesso democrático, livre e crítico aos que, nos blogs, buscam uma opção de informação menos “chapa branca” e burocrática.






* Pós-Graduando em Sociologia Urbana / UERJ



*****

Nenhum comentário: