segunda-feira, 15 de junho de 2009

TOQUE CULTURAL

O TAMBOR DE RESSONÂNCIA

Por Ivan Cid*



O blog http://www.cabofrioculturaviva.blogspot.com/ é um verdadeiro tambor de ressonâncias que ecoa por todos os cantos divulgando, catalisando, informando, esclarecendo, vendendo todo e qualquer tipo de atividade cultural que acontece aqui em Cabo Frio e também em outras esferas (estadual e federal). Aqui o internauta terá acesso a todas as informações culturais que forem necessárias. Acreditamos que esse blog será, em breve, o principal ponto de referência e projeção da arte e da cultura de Cabo Frio, onde todas as tribos se encontrão e tudo é absorvido e transformado em vertentes artísticas. Onde tons e cores se misturam e se completam criando assim a identidade cultural do povo cabofriense.

A diversidade cultural de Cabo Frio é amplamente evidenciada em cada recanto dos seus bairros onde o maculelê coabita com orquestras de violinos; capoeira e o jongo se entrelaçam com os bailados clássicos mais refinados. Tudo isso sem causar nenhum choque de preconceitos. Ao contrário, o público cabofriense tem o privilégio de ter todas essas atividades criando assim uma verdadeira orquestra onde cada instrumento simboliza um segmento da cultura. E na regência de todo esse movimento está o nosso secretário municipal de cultura Guilherme Guaral que é um sangue novo no cenário político cultural e super antenado e preparado para assumir a pasta da cultura trazendo grandes projetos que , com certeza, só irá trazer benefícios para os artistas e público em geral, além da projeção da cidade de Cabo Frio transformando a cidade em um dos maiores centros de referência cultural da Região dos Lagos.

Em Cabo Frio, tudo é motivo para uma alegria que transborda por todos os poros, num caldeirão fervendo de tradições de sambas e seus carnavais inesquecíveis, da bossa-nova e música eletrônica que rola no canal do Itajurú. E até no funk e no hip hop que no momento é a cara da sua juventude, reflexo da atual realidade.

A noite de Cabo Frio é uma garantia de diversão e alegria. Hoje, a quantidade de casas noturnas onde artistas se apresentam, atinge um número tão grande que não deixa nada a desejar aos principais centros culturais de outras cidades. A animação desse povo contagia com uma força que realmente faz a diferença. Estar em Cabo Frio é ter a certeza da convivência com vários outros brasileiros. É encontrar mineiros, gaúchos, pernambucanos e muitos outros, numa confraternização mútua.

Levar a cultura de Cabo Frio através deste blog para outras fronteiras é querer ainda mais, revelar o que acontece de bom nessa cidade. E acontece o tempo todo! É um verdadeiro “varal” de atividades onde o som e a imagem como linguagem de uma tribo, insiste em se manter artista não só na cultura, mas na forma de viver ou de continuar a viver. Divulgar outros ritmos, cores e formas, gestos e tendências e muitas outras misturas numa celebração a pluralidade cultural próprias desse lugar, e mandar para todas as partes, é a real função deste blog, que deve ser usado como um verdadeiro tambor de ressonância sob os reflexos das luzes; sons; cores e formas da nossa cultura cabofriense.




* Músico e professor



*****

Nenhum comentário: