quarta-feira, 22 de julho de 2009

DICAS DA DEL


Vamos ver o que os brasileiros andam lendo? Segundo pesquisa de 2007 organizada por Galeano Amorim, o brasileiro lê 4,7 livros por ano. Destes, 3,4 são livros indicados pela escola. Menos de cinco livros por ano. Eu morreria de tédio com meus 4,7.
E a mesma pesquisa mostrou que 77 milhões de brasileiros não lêem nada. São analfabetos, pobres lutando pela sobrevivência ou não se interessam.
E quem lê, lê o quê? Conforme lista do caderno PROSA E VERSO de O GLOBO, 11 DE JULHO DE 2009, só dois autores brasileiros figuram entre os dez livros de ficção mais vendidos. Chico Buarque com seu “Leite Derramado” e Augusto Cury com “O Vendedor de Sonhos”.

Quatro livros mais vendidos são os da saga entre humanos, vampiros e lobisomens. O mais novo, “Amanhecer” chegou às livrarias em julho e já é o primeiro colocado.
Embalados pelos filmes, temos “O caçador de pipas” de Khaled Hosseini e “Anjos e Demônios” de Dan Brown.

Escolho os livros que leio pelos resumos de jornais, pelas “orelhas” e, às vezes, pela lista dos mais vendidos. Por acaso, acaba quase sempre acontecendo que os que leio vão para a lista. Faro desenvolvido em meio século de compulsão de leitura. Se algum amigo me falar bem de um livro este vai direto para a minha lista.
Acho que as pessoas lêem muito por indicação. As adolescentes estão lendo os livros “Crepúsculo”, “Lua Nova”, “Eclipse” e “Amanhecer” de Stephenie Meyer porque conversam entre si e todas “amam” os livros. Os professores indicam alguns livros para os alunos fazerem resumos. Todo autor gostaria de entrar nesta lista.
Costumo emprestar alguns livros ao porteiro do prédio em que moro. Ele tem um maior fascínio pelos que foram adaptados para o cinema.No momento ele está lendo “Ensaio sobre a Cegueira”.Depois de ter visto o filme.
O fato é que, curiosidade, saber mais sobre um tema ou uma cultura, conhecer melhor uma figura famosa, não batem a INDICAÇÃO. Se você conhece alguém e seus gostos, então deve gostar de um livro que ela leu. Ou passar longe do livro em alguns casos.
Eu indico livros que já li e gostei muito. Tenha a certeza de que sou absolutamente imparcial. Não falo mal dos livros que não gosto. Tento passá-los à frente porque para cada pé torto tem um chinelo velho. Não consigo ler livros de auto ajuda mas conheço quem os leia e aproveite os ensinamentos.

Não me amarro em biografias mas “Leila Diniz” por Joaquim Ferreira dos Santos, o Gente Boa de O Globo é leitura fácil e muito inspiradora. Não dá para esquecer que ela ajudou a derrubar muitos tabus e mitos que envolviam a mulher.

E a biografia “Michael Jackson- A Magia e a Loucura” de Randy Taranborrelli em uma semana já está em sétimo lugar entre os mais vendidos. Curiosidade mórbida também vende! Prefiro ficar com a música.

Ler é muito bom. Viver é melhor ainda! Viva lendo!
_____________________________________________________



O 1º Festival Estudantil de Música bombou! Foi muito bom ver os alunos participando com tanto entusiasmo. Parabéns aos vencedores!


_____________________________________________________


Vi na TV. Atualmente, 6.700.000 brasileiros vivem sozinhos. Uns por necessidade outros por opção. E todos concordam que estar sozinho não quer dizer estar solitário.
Será uma tendência da vida moderna? Em que pedaço de nossas vidas ficamos tão cansados de conviver?
_____________________________________________________

O vírus da gripe A já circula livremente no Brasil. Casos confirmados em São Paulo e no Rio Grande do Sul de pessoas contaminadas sem contato com agente transmissor de outro país faz de nós o oitavo país do mundo com transmissão sustentada. O vírus está entre nós.

Não é razão para desespero mas para muito CUIDADO. Principalmente de ser solidário. Se você tem sintomas de gripe, além de procurar serviço médico, evite aglomerações. Não transmita o vírus.

Cuide de sua imunidade. Vale tomar vitamina C, lavar muitas vezes as mãos (se tiver o álcool em gel use sempre). A gripe é perigosa para quem tem baixa imunidade, em especial, crianças e idosos.
Cuide-se!
___________________________________________________

Nenhum comentário: