sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Conexão Cabo Frio – Santos


Por Carlos Ernesto Lopes (Carlão)

No último final de semana, a cidade de Cabo Frio recebeu a visita de uma junta carnavalesca da cidade de Santos. Capitaneada pelo professor e vereador Fabião, os presidentes e diretores das agremiações santistas, não guardaram a surpresa e elogios ao ver à segunda cidade do samba do Brasil, a MORADA DO SAMBA. Recepcionados pelo superintendente do espaço carnavalesco, Carlos Ernesto Lopes (CARLÃO), presidentes e diretores das agremiações cabofrienses, entenderam que o encontro deveria ter seu início no local onde foi resgatado o carnaval da cidade, ou seja, na Avenida Joaquim Nogueira no bairro São Cristóvão.

Dentro da intenção desta visita, tinha uma certa coincidência com a história do carnaval santista com a do carnaval cabofriense. Santos acabara de resgatar seu carnaval que ficou cinco anos parados por causa da política local. Será que nos lembra alguma coisa? Deixa para lá. Seguindo um roteiro, proporcionamos aos visitantes um tour completo pela cidade nos pontos históricos, o que mais uma vez deixou-os surpresos e impressionados com os quintais das nossas casas.

Retornando a Morada, os presidentes das escolas de samba da cidade de Cabo Frio os aguardavam para a visita aos galpões. Vídeos e fotos de desfiles dos últimos 10 anos os impressionaram ainda mais. O professor e vereador Fabião, comentou: - Também estamos querendo a nossa MORADA! A nossa intenção, além de aprender mais de carnaval, também é levar a nossa comunidade santista o que essa manifestação cultural trouxe de importante para o crescimento do município. Cabo Frio não poderia ter sido melhor exemplo. A vitória dos sambistas conquistada junta comunidade-poder público, mostrou a força que a festa do MOMO tem na cultura da cidade, e a partir de hoje a conexão Santos – Cabo Frio está formada.

O intercambio não para por aí. O convite para conhecermos o trabalho do carnaval de Santos e darmos uma consultoria já tem mês marcado, setembro.

Para nós, fica a certeza de que estamos no caminho certo e acreditando cada vez mais na evolução do nosso carnaval.


Carlos Ernesto Lopes (Carlão)é Superintendente da Morada do Samba

Nenhum comentário: