sexta-feira, 31 de julho de 2009

DICAS DA DEL

Por Delnia Pinheiro Rangel *

A dica de livro desta semana é “Travessuras da menina má” de Mario Vargas Llosa, um autor peruano muito aclamado. Neste seu livro ele parece encontrar algum tipo de superação. O livro fala de um amor de adolescência que sobrevive ao passar do tempo. É a história de Ricardo e Lily (que muda de nome e de marido muitas vezes) que entre encontros e desencontros estão sempre por perto nos lugares mais distantes de sua cidade natal. Entre o cômico e o trágico, entre a realidade e a ficção, a história vai mostrando os contrastes e as trapaças do destino quando quer reunir ou desunir dois apaixonados.
_________________________________________________________________________

Qual foi o melhor livro que você já leu? Aquele que você não esquece, que você leva consigo em eventuais mudanças e que de vez em quando dá vontade de ler de novo?
“O Amor nos Tempos do Cólera” de Gabriel Garcia Márquez é minha resposta por vários motivos. O autor é latino, escreve muito bem, as mazelas de seu país são parecidas com as do nosso. E é uma história de amor. Florentino Ariza ama Fermina Daza que se casa com Juvenal Urbino. Sem pieguice. O amor no qual eu gostaria de acreditar. E que nunca me apareceu.
Que mulher não gostaria de encontrar um homem que a amou por toda uma vida e esperou pacientemente a oportunidade de ficar junto a ela para continuar amando-a? Que homem também não gostaria de encontrar uma mulher assim?
O livro não se resume a contar e cantar o amor. Passeia por personagens muito bem construídos e marcantes. Mostra a realidade de uma época com detalhes e tem uma narrativa que cativa desde o primeiro capítulo.
Voltando à pergunta inicial. Qual foi o melhor livro que você já leu? Escreva um comentário. Vamos fazer uma votação?

___________________________________________________________________

A Noite Literária do dia 20 de julho foi um sucesso. A participação da platéia criou mais uma vez o clima intimista que estamos procurando. Seres humanos que somos, o palco nos transforma em atores.Em agosto vamos ter novidades: Logo depois da Noite Literária que terá como tema a JUSTIÇA, um show da Banda Ondalivre fazendo a primeira apresentação de um show que vai sair de Cabo Frio para o sucesso. A banda tem temporada a cumprir no Rio e em Niterói. Quem for à Noite Literária vai ter 50% de desconto no show.
__________________________________________________________________

Muito boa a exposição de Marcos Homem. A Casa dos 500 anos é linda e bem apropriada para abrigar eventos desta natureza.
As fotografias do cotidiano de Cabo Frio têm uma delicadeza muito bem captada pela sensibilidade do artista. Não deixe de dar uma passadinha lá.
__________________________________________________________________________

As locadoras já têm o filme vencedor do Oscar 2009, “Quem quer ser um milionário?” . Vale a pena conferir. Em tempos de Caminho das Índias ( muito boa por sinal) , o filme lança um novo olhar sobre o país. A maneira de contar a história é inovadora e os atores dão conta do recado direitinho. Embora não sobrevivam da arte de atuar. Li até que a menina que faz a protagonista teve sua casa derrubada. Favela é sempre uma dor escancarada. Mas não se assuste , o filme é antes de mais nada , uma linda história de amor.

__________________________________________________________________

A crise no Senado brasileiro me faz lembrar: Getúlio Vargas saiu da vida para entrar na história. José Sarney saiu da história para cair na vida. E cair muito!
__________________________________________________________________

A dengue matou muito mais que a gripe H1N1. Só que a gripe está apenas começando . E até onde sabemos a prevenção é tudo que podemos fazer. O que assusta é que depois que a doença se complica, a evolução é muito rápida e quase sempre fatal.
Nunca é demais fazer:
Lavar as mãos muitas vezes, sempre que permanecer em locais fechados;
Evitar tocar o rosto com as mãos;
Usar álcool em gel nas mãos ( o estoque está acabado em Cabo Frio) , ou se não o encontrar , usar álcool 70 para diminuir a chance de contaminação;
Evitar aglomerações. Sabemos como é difícil! Usar o transporte coletivo é se expor. E quem pode deixar de usá-lo? E, às vezes, pensamos, já que tenho que me expor para trabalhar por que não para me divertir? Um bom argumento mas lembre-se que viver é uma vez só. Cuide-se!
__________________________________________________________________

O Brasil vem colecionando vitórias importantes no esporte. A seleção de vôlei conquista seu oitavo campeonato na Liga Mundial. Na natação, César Ciello ganhou a prova dos 100 m livre com recorde mundial. Felipe França com medalha de prata e seu gesto de ajoelhar-se em solo romano, agradou muito.
Agora, fosse eu a Rafaela , mulher do Felipe Massa compraria aquele adesivo muito usado nos anos oitenta: “ Não corra papai”.O susto foi grande . Mas o Felipe tem jeito de herói. Vontade de ser campeão . Que Deus o proteja!
Afinal, se todos fossem prudentes o mundo não evoluiria!

* Artista plástica e Gerente aposentada da Caixa Econômica Federal
*

Um comentário:

fnnmello disse...

Meu livro favorito é "O encontro marcado", de Fernando Sabino. "Bem sucedido em tudo, mas cheio de arestas que ferem sem querer. Seu ar de quem está sempre indo a algum lugar que não é aqui, para se encontrar com alguém que não somos nós." Por este trecho já seria o favorito. Mas é um livro daqueles em que é impossível não se identificar com o personagem principal, eternamente em busca de encontrar a si mesmo.