sexta-feira, 7 de agosto de 2009

DICAS DA DEL

Por Delnia Pinheiro Rangel *




Em tempos de gripe H1N1, temperaturas baixas e vento (ai, o vento!) frio, ficar em casa é bem prudente. Não houve a volta às aulas. Crianças em casa podem ser um problema se não temos tempo para estar com elas. Que fazer? Um bom lugar para ler um livro, um bom livro. Ler junto com os filhos ou ler para os filhos. Um bom filme ou um bom programa na TV.

Vou recomendar alguns livros para você. Se não der para comprar,
peça emprestado (eu tenho), vá até a Biblioteca (quando chegar, lave bem as mãos e passe álcool). Leia. A leitura nos faz viajar mesmo estando em casa. Ensine seus filhos a ler. Entender a vida através de vivências literárias é o maior barato. Podemos ser o que quisermos lendo. Se não o narrador, um personagem. Ou até ser o crítico que censura o comportamento de um ou outro autor.

Para você:

Encontro Marcado de Fernando Sabino- uma amiga me lembrou deste. “Fazer da queda um passo de dança, do medo uma escada, do sonho uma ponte, da procura um encontro” Escrito em 1956, continua atual.Conta a trajetória de três amigos de infância que combinam um encontro vários anos depois.Podia ser apenas o romance de uma geração mas seu sucesso ainda nos dias de hoje faz dele um romance de formação.Os jovens costumam fazer dele seu livro de cabeceira. Os mais velhos relêem com prazer.

O Caminho do Meio de Lou Marinoff- um calhamaço com 653 páginas. A epidemia certamente acabará antes que você o leia todo. É um livro para ler em pedaços. Começando pelos que mais interessarem. Não, não são crônicas. É um livro de filosofia. Para aprender que trilhar o caminho do meio, como Buda nos sugere diminui nosso desconforto nesta era de extremos que estamos vivendo.

Pequenas infâmias de Carmen Posadas- uma delícia que derrete na boca, um cenário elegante, uma construção espaço temporal perfeita, personagens intrigantes e uma surpreendente trama de mistério. Estilo quem matou?

Para os mais jovens:

O Mistério de Feiurinha de Pedro Bandeira – uma grande brincadeira sobre as historinhas infantis. As princesas dos contos de fadas, depois de casadas com príncipes encantados gordos e pouco participativos. Com direito a dor de cabeça da Rapunzel porque o Príncipe engordou mas continua esquecendo as chaves de casa e sobe por suas tranças. E a bronca de Chapeuzinho Vermelho que não tem nenhum príncipe em sua história.

Crepúsculo, Lua Nova e Amanhecer de Stephenie Meyer – a saga da adolescente humana apaixonada por um vampiro e amiga de um lobisomem.

Os delírios de consumo de Becky Bloom de Sophie Kinsela- uma compradora compulsiva que dá conselhos sobre economia num jornal. Desde que as leitoras não aprendam muito!

Escolha um. Leia um livro para as crianças.
Não vai faltar distração!
_________________________________________________________________________
Bem, seu lance não é ficar sentada ou deitada no sofá ou cadeira de balanço lendo? Filmes, bons filmes.

Para você:

Piaf – um hino ao amor- A vida de Edith Piaf foi sempre uma batalha. Abandonada pela mãe, foi criada pela avó, dona de um bordel na Normandia. Dos três aos sete anos de idade, ficou cega, recuperando-se milagrosamente. Mais tarde, viveu com o pai alcoólatra, a quem abandonou aos 15 anos para cantar nas ruas de Paris. Em 1935, foi descoberta por um dono de boate e, naquele mesmo ano, gravou seu primeiro disco. A vida sofrida é coroada com o sucesso internacional. Fama, dinheiro, amizades, mas também a constante vigilância da opinião pública. Altos e baixos da voz que marcou gerações.

Ainda:

Volver – de Pedro Almodóvar
O Leitor – com Kate Winslett

Você pode ainda, pegar filmes de catálogo, aqueles antigos e ótimos de rever.
Sociedade dos Poetas Mortos

O Paciente Inglês
Forrest Gump
Noivo nervoso, Noiva neurótica.
Bonequinha de Luxo

Escolha um. Veja com seus filhos. Divirta-se.


_____________________________________________________________
A locadora não tem o filme que você quer? Programas na Tv, bons programas, umas bobagens de vez em quando.

Aproveite as férias forçadas para conviver. Você pode ser surpreendido com a alegria de simplesmente ficar ao lado de pessoas que você ama.
Viva bem!

* Artista plástica e Gerente aposentada da Caixa Econômica Federal

*






Nenhum comentário: