sábado, 19 de setembro de 2009

CANTANDO NO CORAL CANTAVENTO – FERLAGOS



Por Ruy Capdeville
A voz é um instrumento fantástico. Além de ser uma ótima terapia para quem faz bom uso dela, tem como vantagem, em relação a outros instrumentos, o fácil transporte e o preço nulo.
No canto se unem arte e ciência, técnica e sentimento, corpo e alma.
No canto coral acrescenta-se, ainda, o trabalho de grupo. No entroçamento dos cantores, os laços afetivos são muito importantes, até inevitáveis.
É também, a voz, o instrumento mais dócil que o homem tem para expressar o seu sentimento artístico. Eis por que o canto coral emociona tanto.
É isso que o torna veículo efetivo de cultura, levando obras complexas a serem entendidas até por pessoas simples..
O Coral Cantavento, apesar de ser um coral universitário, mistura idades, raças, credos, níveis culturais e econômicos, o que o torna uma grande família unida e diversificada.
O Coral Cantavento, que está sempre presente na vida da cidade de Cabo Frio levando cultura e alegria à própria comunidade e a outras cidades de Brasil e do exterior, já conhece outras culturas e outros cantos e quer, então, compartilhar essa experiência. A tal fim, tem trazido para cá alguns dos melhores corais do Brasil e do exterior.
Este é o 23o Encontro de Corais de Cabo Frio, que há 18 anos se tornou internacional.
Sempre contamos com o apoio da Ferlagos, que é a nossa mãe, e da Prefeitura, que esteve sempre presente na organização dos Encontros colaborando com tudo o que foi possível. Este ano contamos também com o apoio da Associação dos hoteleiros de Cabo Frio.

O recebimento caloroso que o povo de Cabo Frio da aos corais visitantes, além da muito boa hospedagem oferecida, faz com que os corais se disputem uma vaga para participar do nosso Encontro. Já recebemos alguns dos melhores corais do Brasil e vários valentes corais de Uruguai, Argentina e Venezuela. Também do Equador, da Colombia e do Paraguai
De terras mais longínquas, tuivemos belíssimos corais da Polonia, Croacia, Alemanha, República Tcheca, Portugal, França e dos Estados Unidos..
*

Nenhum comentário: