sábado, 19 de setembro de 2009

DICAS DA DEL

* Por Délnia Pinheiro Rangel

Faz tempo que não apareço aqui. Tirei um tempo de escrever, não de ler. E andei lendo livros muito bons, ótimos e apenas bons.

O Andar do Bêbado de Leonard Mlodinow é um livro sobre o acaso. Literalmente. Senti cheiro de livro bom e comprei. É fascinante. O livro é pura filosofia e matemática. Vai fundo na teoria das probabilidades, com exemplos muito bem explicados. Mesmo que você não goste e pense que não entende matemática vai entender e até gostar.

Mlodinow comenta a resistência que os homens têm de aceitar a aleatoriedade em suas vidas. A famosa frase de Einstein “Deus não joga dados com o Universo” é reinterpretada. Pode ser que Deus não jogue mas que alguém joga ...

Que ninguém pense que o livro é uma apologia ao “deixa a vida me levar”. É uma nova maneira de entender as escolhas que fazemos e as portas que não abrimos. É entender que para aumentar a chance de sucesso, precisamos multiplicar nossas experiências de fracasso.

________________________________________________________

Para sempre Alice de Lisa Genova conta a comovente história de uma professora de Harvard, de renome internacional que perto de completar 50 anos descobre que tem a doença de Alzheimer . Esquecer óculos, palavras e pessoas não é uma bobagem para ela. É parte de sua doença. E ela usa engenhosos artifícios para driblar , atenuar e aceitar o diagnóstico. Claro que ela tem um suporte familiar invejável. Vale o conhecimento sobre a doença. E vale bater na madeira para não ficar na mesma situação.


__________________________________________________________________________________


Um pouco mais fácil de ler , Jogo de Criança de Carmen Posadas trata da maldade infantil. Existe mesmo, é apenas exagero ou a dissimulação das crianças nos impede de notar?


A escritora cria mundos paralelos ao escrever sobre uma escritora que está em pleno processo de escrever um livro que vai-se mostrando parecido com a realidade que a cerca. Com dicas para quem quer escrever e muita imaginação o livro nos surpreende até o último capítulo.

Vem aí mais uma Noite Literária Teixeira e Souza. Desta vez vai ser dia 24 de setembro, 19 horas no auditório da Veiga de Almeida. O tema é Primavera. Participe. Leve sua produção!

Nenhum comentário: